12/05/2013

Pseudo-Cinéfilos ou Pseudo-Intelectuais?

Pelo pouco que estou podendo acompanhar em páginas sociais voltadas ao cinema ultimamente, observei uma onda de modinhas, sempre se utilizando da arrogância e prepotência para se acharem melhores que os outros.

"Eu gosto de Casablanca, Psicose e Cidadão Kane. O fulano gosta de Batman e Harry Potter. Logo eu sei mais de cinema do que ele."

Esse tipo de definição nos mostra muita coisa. O cara faz questão de esfregar na nossa cara que ele se julga um melhor Cinéfilo por gostar de filmes clássicos, aclamados pelo público ou desconhecidos da maioria (muitas vezes, obras independentes).

O que esses seres precisam colocar na cabeça que isso define apenas o gosto e não a paixão ou conhecimento sobre a sétima arte.

Toda essa autoafirmação desnecessária é fruto do pseudo-intelectualismo, da cultura de querer ser melhor em tudo, em querer uma posição de destaque, entre outros motivos que não preciso citar.

E esses pseudo-intelectuais do cinema podem ser denominados como pseudo-cinéfilos.

O que é um cinéfilo? Uma pessoa que é apaixonada por filmes, pela história do cinema, atores, etc. Porém, muitos consideram como cinéfilos somente aqueles que são "entendidos" sobre cinema, o que é pura bobagem.

Essas pessoas que se julgam melhor conhecedoras sobre filmes, na verdade, não são apaixonadas, mas sim, caçadoras de status . Entram numa discussão só para querer ser superior, humilhando e rebaixando as que tem um gosto ou visão diferentes sobre o assunto.

Isso mesmo! Essas pessoas são tão bitoladas nesse sentido, que falam que "Cidadão Kane" é o melhor filme do mundo, mesmo não achando de fato, só para querer levar esse status de intelectual.

O pior de tudo vem a seguir!

Como o povo adora criar um preconceito (sempre querendo impor suas verdades absolutas), os apreciadores de FILMES DUBLADOS estão levando uma série de chacotas desses mesmos pseudo-cinéfilos que se julgam melhores por gostarem de FILMES LEGENDADOS, pois é áudio original e blá, blá, blá.

PUTA QUE PARIU!

Mais uma vez eu digo: GOSTAR DE LEGENDADOS OU DUBLADOS remetem apenas aos gostos individuais, e não ao conhecimento sobre o cinema. EU NÃO AGUENTO MAIS ISSO!

Certa vez, quando eu disse que preferia dublados, um metidão a besta me disse que eu não era digno de assistir sequer um filme e muito menos mereceria a atenção das pessoas do fórum.

AGORA, FAÇO O MEU DESAFIO: me mostrem AONDE ESTÁ A RELAÇÃO entre gostar de filmes legendados/dublados com capacidade ou conhecimento para discutir sobre cinema?

ENTENDAM: o fato de VOCÊ preferir LEGENDADOS significa que você criou uma identidade, facilidade ou viu vantagens em relação aos DUBLADOS, e não que você seja melhor ou pior entendedor sobre FILMES.

E para finalizar:

CARALHO! ESTOU CAGANDO SE EU PAREÇO ENTENDER MAIS OU MENOS SOBRE CINEMA DO QUE AS OUTRAS PESSOAS. O QUE IMPORTA É QUE EU GOSTO DO CINEMA DO MEU JEITO, E TENHO ESSE DIREITO.

Um comentário: