11/09/2014

Como responder 10 citações homofóbicas com estilo

Com o objetivo de demonstrar como argumentos homofóbicos são frágeis a nível intelectual, elaborei uma lista com os mais comuns de se ouvir/ler e as contra-argumentações que podemos apresentar.

Vale lembrar que homofobia não é só bater ou matar cidadãos LGBT.

1. Ser gay é questão de escolha!
Não, não é. Se fosse, quando você escolheu ser hétero? Se fosse, por qual motivo alguém desejaria ser gay, visto que a vida de um gay é bem mais complicada do que a de héteros, nessa questão? E mesmo se fosse escolha, qual seria o problema? As pessoas não possuem liberdade de escolha?



2. Ser gay é contra as leis de Deus. Está na bíblia!
Primeiro, as regras de sua religião só podem ser válidas para pessoas que as seguem. Logo, você não possui o direito de criticar/impor dogmas de sua fé para as demais pessoas. Lembro que uma sociedade é formada por pluralidade religiosa. Segundo, se todos os cristãos, por exemplo, forem seguir tudo o que está na bíblia, não poderiam fazer a barba, comer camarão, etc. E, em terceiro, que grande parte dos cristãos é neutra no que se refere a esse assunto. Ou seja, o fato de “ser contra as leis de Deus” não é uma unanimidade nem dentro da própria religião. Sim, conheço vários evangélicos que chegaram em mim e disseram que Deus se importa se eu sou uma pessoa boa e não com a minha sexualidade.



3. Deus fez Adão e Eva.
Isso se assemelha bastante ao argumento número 2. Mas, podemos contra-argumentar de maneira mais específica:
Adão e Eva não eram hermafroditas, mas existem hermafroditas. Adão e Eva não possuíam nenhuma deficiência física ou mental (ou, pelo menos, não se aborda na bíblia), mas existem pessoas que nascem com essas deficiências. Ou seja, não se pode resumir uma sociedade inteira com base em Adão e Eva.

4. Homossexuais ameaçam a continuação da raça humana.
(Mesmo sendo totalmente absurda e ignorante, existem diversas pessoas que fazem uso de tal argumentação).
Homossexuais existem desde o surgimento do homo sapiens. E existem em número bem maior atualmente, o que é natural, pois se trata de proporção. E nem por isso a população mundial deixou de crescer ou diminuiu. Pelo contrário, vivemos em um mundo cada vez mais superlotado, o que, consequentemente, causa mais devastação na natureza, poluição do meio ambiente, escassez de recursos naturais, proliferação de doenças, etc. Seguindo essa lógica, todos deveriam dizer: “GRAÇAS A DEUS QUE EXISTEM HOMOSSEXUAIS”. Já pensou se não fossem os 10% de homossexuais que populam o planeta? Pois é, estaria bem pior. Bem pior mesmo! Cabe salientar que, mesmo assim, ser homossexual não é ser infértil. Qualquer homossexual pode se reproduzir através de inseminação artificial.



5. O homossexualismo não é natural.
(Utilizei homossexualismo pois estou simulando argumentação homofóbica).
Desde que me conheço por gente sinto atração por indivíduos do mesmo sexo. Ou seja, para mim, isso é bem natural. E mesmo que você não considere natural, aposto que usas óculos, roupas, aparelhos eletrônicos, carros e ingeres alimentos artificiais. Portanto, ou você vive pelado no meio do mato ou você é um completo hipócrita. Por você estar a utilizar uma rede social, acho que se encaixa na segunda opção, né?



5. Morrem mais heterossexuais do que gays! Vocês são vitimistas.
Confesso que o problema da violência, principalmente no Brasil, é algo absurdo e inadmissível. Todavia, não podemos ser idiotas a ponto de querer comparar uma coisa com outra. Você, heterossexual, está em risco pela violência corriqueira e habitual da nossa sociedade. Eu, homossexual, estou com o dobro de risco: além da violência corriqueira e habitual, tenho a probabilidade, também, de ser ferido ou morto por conta da minha sexualidade.

6. Os homossexuais querem privilégios!
Queremos privilégios como casamento civil, adoção de crianças, de não sermos perseguidos e julgados por conta de nossa sexualidade. Ops, acho que você precisa procurar o significado da palavra “privilégio” no dicionário. Aproveita e joga no Google. Ele o ajudará.



7. É um direito meu não concordar com o homossexualismo.
Pois é, meu caro. Tem gente que não gosta de negros, orientais, macumbeiros, espíritas, católicos…
E nem por isso essas pessoas têm o direito de exporem suas não concordâncias em público. Se fosse seguir essa linha de pensamento, qualquer um poderia falar abertamente que odeia negros, expressarem, além do racismo, xenofobia, desrespeitar religiões alheias. Se você possui algum(uns) desses preconceitos, o que diz muito a respeito da sua limitação intelectual e falta de compaixão para com o próximo, sugiro que guarde pra si mesmo. Não é expressando intolerâncias que você fará um mundo melhor, não é mesmo?

8. Vocês querem impor a sexualidade de vocês!
Não. Queremos o direito de levar uma vida normal e, acima de tudo, respeito, como qualquer cidadão tem direito. Na verdade, você que quer impor suas visões/dogmas religiosos e conceitos de normatividade para nós.

9. O que vou explicar para meu filho?
Óbvio: vai explicar que ele tem que respeitar as diferenças e que o mundo é formado por diversidades. Fique tranquilo que a sexualidade não é escolha e mesmo se ela fosse influenciável, com toda certeza ele seria hétero, pois casais heterossexuais são 90% da população. Ou estou enganado? Não queira justificar seu preconceito se utilizando das crianças. É algo bem covarde.



10. Gayzista!
(Você certamente será chamado disso quando se defender de qualquer argumento homofóbico. Afinal, esses conservadores só defendem a liberdade de “expressão” quando os interessam.)
Se ser gayzista é contra-argumentar suas “opiniões”, o ditador, no caso, não sou eu, mas sim você!

Afinal, liberdade de expressão vale para ambos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário