29/02/2012

Meus filmes prediletos (parte 1)

Não vou colocar em ordem, pois eu gosto de todos na mesma intensidade. São filmes que trazem mensagens essenciais, as quais marcaram minha vida.

Um Sonho de Liberdade (Shawshank Redemption, The, 1994).

Eu nunca gostei de filmes que se passassem em presídios, pois achava monótonos e, na grande maioria das vezes, apelativos. Me lembro que quando anunciou esse filme no SBT há uns 6 anos atrás, eu torci o nariz, mas resolvi dar uma checada. E fiquei surpreendido! Que filmaço!
Mais do que um simples filme de presídio, o filme mostra o poder de uma grande amizade e como a inteligência é a melhor forma de se ter conquistas na vida. O diretor Darabont é mestre em lidar sobre relacionamentos. E aqui ele deu um show. Sem falar nas atuações impecáveis de Tim Robbins e do sempre maravilhoso Morgan Freeman, este que figura entre os 5 maiores atores de todos os tempos, sem sombras de dúvidas.




Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004).

Quem já não pensou, após sofrer uma grande decepção em um relacionamento, em que seria ótimo deletar todos os momentos vividos com a tal pessoa do cérebro. E se isso fosse possível? Bom, com certeza grande parte das pessoas iria adorar tal ideia. E é isso que "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" nos mostra. Após descobrir que sua esposa o deletou do cérebro, Joel (o impressionante Jim Carrey) fica completamente magoado e decide fazer o mesmo. Mas durante o processo de "exclusão" das memórias, Joel muda de ideia, pois não decide que quer sim manter bem viva as boas lembranças do relacionamento. O filme nos mostra, com competência, que não adianta querermos excluir uma fase de nossa vida. Ficam sempre as boas lembranças e más nos servem de aprendizado, para que evitemos cometer os mesmos erros. Me ajudou bastante em uma época complicada de minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário