Empresas firmam o seu letal descompromisso para com seus clientes/consumidores para terceirizar o seu principal meio de relacionamento com os mesmos. Afinal, pagar à uma terceirizada o seu SAC, além de ser mais em conta, é mais cômodo para os próprios empresários. Uma preocupação a menos!
Isso em si não é lá algo condenável. Mas a maneira a qual é executada, é, e muito!
Primeiro pelo indigno salário pago aos atendentes, que, na maioria das vezes, não ganham mais do que 1 salário mínimo.
"Ah, mas é um empreguinho fácil. Fica sentado, no ar condicionado e na frente do computador".
O velho papo de criticar algo que você não conhece. Quem trabalha ou já trabalhou de atendente sabe do que estou falando. É estresse com cliente insatisfeito, com pressão de supervisores, etc.
Não é a toa que muitos trabalhadores da área adoeçam, na maioria das vezes, por depressão.
É tudo feito da maneira mais errada possível. Desde a despreparada seleção que gera uma rotatividade imensa no setor, até a execução do trabalho, na maioria das vezes acobertada por um processo de treinamento deficiente, só para "inglês ver", muitas vezes rápido e insuficiente devido a urgência de novas peças de atendimento (voltando a dizer da rotatividade).
A empresa só pensa nos lucros.
A terceirizada só pensa em manter o contrato, empurrando a sujeira para debaixo do tapete.
O sindicato faz de conta que nada vê.
Os trabalhadores e os consumidores saem lesados e desamparados.
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