14/08/2014

Grito dos ignorantes: A imaturidade política do brasileiro.

Agosto de 2014. A menos de dois meses do primeiro turno das Eleições, falando sobre o assunto em uma roda de conhecidos, verifiquei que a grande maioria não sabe, sequer, mais de dois nomes entre os presidenciáveis. Teve gente que nem sabia da existência de Eduardo Campos, falecido ontem, que aparecia em terceiro lugar nas últimas pesquisas.

Essa roda de conhecidos serve como uma amostragem que deixa claro o quão ignorante o povo brasileiro é em relação a política. Neste cenário, arrisco dizer que mais de 90% da população nem sabe quem é Luciana Genro ou Eduardo Jorge, por exemplo. Se é assim com os candidatos a presidência, imagine como a ignorância é ainda maior nos demais cargos como de Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. A gravidade do assunto piora ainda mais se perguntarmos em quais políticos as pessoas voltaram nas Eleições passadas. Garanto que a resposta mais ouvida será: "Não lembro!".

Não é atoa que a estratégia de muitos partidos pequenos em lançar uma celebridade como deputado, por conta de legendas partidárias, dê certo. A parcela da polução que entende sobre coeficiente eleitoral é extremamente minúscula. (Caso seja o seu caso, uma matéria que explica isso muito bem pode ser acessada clicando aqui). Ou seja, muitos eleitores acham que estão abafando, dando o famoso voto de protesto, quando na verdade estão colaborando mais contra aquilo que pensam estarem lutando.

Não adianta multidões participarem de protestos pelo país, se no momento principal, a hora do voto, não se tem conhecimento político o suficiente para votar nas pessoas certas. Não adianta falar que a política no Brasil é uma "merda" se você em nenhum momento pesquisou sobre os candidatos antes de decidir o seu voto. Vale lembrar que não são apenas os políticos ruins culpados pela deterioração da nossa política. Tais políticos foram eleitos pela população.

Antes de criticar, reveja seus próprios conceitos. Talvez você se olhe no espelho e veja mais um responsável por tudo aquilo que lamenta. Enquanto o brasileiro não amadurecer politicamente, as mudanças necessárias não acontecerão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário