30/09/2014

Com todo respeito: liberdade de expressão, uma ova!

Eu tenho a liberdade de expressão de te ofender.

Mais ainda, eu tenho a liberdade de te odiar e pregar contra o que você é.

Liberdade de dizer que tenho nojo de pessoas como você.

Quanto digo que vocês merecem apanhar, também tenho liberdade para isso.

Havia me esquecido de dizer que essa liberdade também me garante de utilizar asneiras e sandices para atacar a sua racinha desprezível.


Aposto que todos já ouviram/leram frases como essa por aí. Vamos imaginar que essas indagações sejam feitas direcionadas aos seguintes grupos:

A) Negros;
B) Cristãos;
C) Macumbeiros;
D) Espíritas;
E) Católicos;
F) Muçulmanos;
G) Moradores de regiões/países distintos;
H) Orientais;
I) Homossexuais, transsexuais, travestis.

Seja qualquer grupo a quem essas falácias sejam dirigidas: é no mínimo desumano, intolerante de desrespeitoso.

Mas vamos fazer uma análise bem mais profunda. Grande parte dos ignorantes intolerantes defendem que se pode usar tais “argumentos” contra o grupo I ao mesmo tempo que repudiam se os mesmos fosses dirigidos aos demais grupos citados.

Vejam que todos os grupos das alternativas citadas poderiam se encaixar àquelas frases. Então, por qual motivo só contra homo e transsexuais essa liberdade é julgada como válida por eles?

A resposta é bem simples: Não existe nenhum vestígio de liberdade em qualquer uma das frases. Existem preconceitos, ódio, intolerância, ignorância e, principalmente, hipocrisia.

A liberdade que eu defendo é a individual, onde cada pessoa cuide da sua e não se intrometa na vida de outrem. Se amor é um sentimento difícil de arrancar de corações cruéis, pelo menos o respeito é obrigação de se ter. Ninguém tem o direito de condenar alguém, seja por suas escolhas, seja por suas condições.

A liberdade de expressão dá direito, por exemplo, de criticar quem faz mau uso da religião, alienando fiéis, impondo dogmas às pessoas de outras religiões. Dá direito inclusive de criticar o comportamento até mesmo de certos homossexuais. Eu mesmo já citei que sou contra, por exemplo, a chamada promiscuidade em eventos públicos como a Parada Gay, não pelo fato de eu ser careta, mas sim por ter o bom senso de saber que isso será utilizado como arma pela população reacionária para generalizar a crítica ao meio LGBT. O que precisa ser entendido é que existe uma enorme barreira entre liberdade de expressão e liberdade de opressão.

As declarações homofóbicas proferidas por um dos candidatos à presidência, em debate no último domingo, demonstram de maneira muito clara que boa parte da população ignora essa diferenciação.

Todavia não me surpreende. Os números mostram que a grande parcela dos brasileiros é analfabeta funcional e uma parcela maior ainda sequer tem o mínimo conhecimento necessário de política e sociologia.

Tem quem acha que uma maioria tenha direito de ditar o que uma minoria pode ou não fazer. Tem quem compare homossexualidade com pedofilia. Tem quem não possui conhecimento sequer em ciências, desconhecendo o corpo humano e compartilhando aquela ignorância gritante proferida pelo candidato sobre órgão excretor.

Tenho de concordar plenamente com a frase: A solução da homofobia e de qualquer outro preconceito é a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.



Complemento da introdução do post:

Além dos grupos mencionados, vamos incluir:

J) Ateus;
K) Satanistas.


A maioria que acha certo atribuir aquelas frases aos homossexuais, com certeza acha certo atribuir a essas duas descritas acima, também. Isso prova que essas pessoas gostam de disfarçar seus ódios e preconceitos com a distorção da "liberdade de expressão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário