12/09/2014

Emergências políticas no Brasil que são pouco abordadas ou ignoradas pelos principais candidatos.

Vejo muitos dos partidos políticos como verdadeiras máfias brasileiras.
Eles possuem suas respectivas cúpulas com engravatados que coordenam membros menores como verdadeiras marionetes.
Esses "poderosos chefões" partidários, em sua maioria, buscam apenas seus próprios interesses: basicamente o poder e o dinheiro. Se algo ou alguém vai contra tais interesses, a punição aparece de diversas formas. Desde expulsão da gangue do partido até, creio eu, medidas mais severas como ameaças de morte..

O duelo entre as máfias os partidos em busca do poder acaba por deixar o povo, o maior interessado, em segundo plano (ou terceiro, quarto... sei lá). As tais marionetes, manipuladas pelos tais chefões, são como robôs programados em entrevistas e debates. Muitos, devido a pouca capacidade de memória, levam uma colinha para não fazer feio e tentar iludir conquistar a população.

Os peixes grandes acabam focando seus discursos em pautas fofinhas como educação, segurança, economia e saúde. Se todos os que chegaram ao poder tivessem cumprido com suas promessas, nosso país seria de primeiro mundo, talvez o mais desenvolvido do planeta. Em contrapartida, alguns pontos emergenciais são ignorados, essencialmente, pelas grandes coligações. Motivo? Interesses partidários. Vou listar alguns deles.

Fim do voto obrigatório.


Segundo levantamento do Datafolha, cerca de 60% dos brasileiros não iriam às urnas se o voto não fosse obrigatório. Isso reflete bem a confiança da própria população para com a política.  Porém, quero ver algum político que faça um plebiscito para discutir o assunto. Duvido, e muito!
Sou completamente a favor ao fim dessa obrigatoriedade. Por qual motivo? Além de ser contra a democracia, embora alguns aleguem o contrário, a obrigatoriedade só favorece candidatos populistas e/ou mau intencionados. Temos um país onde a maioria da população não tem o menor conhecimento sobre política. É por isso que temos tantos problemas como corrupção, mau uso do dinheiro público, etc. Acredito que todos deveriam se interessar por política. Se as pessoas tivessem maior conhecimento e amadurecimento sobre o assunto e fossem votar com 100% de certeza e vontade, a política no país seria outra.

Mas como já abordei anteriormente, isso dificilmente será concretizado nas mãos dos grandes partidos, já que eles seriam os maiores "prejudicados".

Fim da Reeleição.


Entre os três principais candidatos a presidência, nessas eleições, somente Marina Silva (PSB) tem o fim da reeleição em seu projeto de governo. Toda vez que vejo as promessas de um candidato a reeleição, seja para qualquer cargo, pergunto: Por qual raios são fez isso nesses anos de governo? Por que são necessários mais tantos anos para fazer isso?

Sem falar, que para cargos de deputado ou vereador, o caso é bem mais grave: temos políticos que estão no poder há mais de 10 anos seguidos, sendo que uns, têm até mesmo cerca de 20 anos. Qualquer um que tenha um pingo de bom senso sabe que isso não é nada bom. Muitos desses políticos pouco ou nada fizeram em prol da população e o fato de precisarem de menos votos para se elegerem agrava ainda mais a situação. Quer um exemplo? Os fundamentalistas (os que misturam Estado com religião) se perpetuam no poder por conta de líderes religiosos que incentivam seus fiéis a darem seus votos para tais. Por mais que em uma amostragem de dez mil pessoas, oito mil sejam contra, os outros dois mil votos, muito provavelmente, darão a vitória aos mesmos.

Por uma política mais madura e séria, seria imprescindível acabar com as reeleições para cargos de presidente, governador, senador e prefeito e permitir apenas uma reeleição para cargos de deputado e vereador.

Com toda certeza, um projeto desse não seria aprovado pelo Congresso/Senado. E não me surpreenderia se o autor do projeto passasse a ser perseguido, ameaçado de morte ou até propriamente morto. Carreira política enriquece muitos colarinhos brancos por aí.


Redução de cargos políticos 

Para que tantos deputados e vereadores? O pior é cada deputado e vereador possuem assessores, o que faz com que a brincadeira fique bem cara aos cofres públicos. Já parou para pensar quantos bilhões de reais são gastos por ano no país só para pagar salários e despesas desses cargos? Enquanto os hospitais e escolas públicas sofrem pela falta de profissionais e estruturas, muita cifra é jogada no lixo. Para piorar, a grande maioria não faz nada e, muitas vezes, nem assiduidade possui. Precisamos de uma grande reforma e essa infinidade de cargos precisa ser cortada.
Agora é só reler o último parágrafo dos dois pontos citados anteriormente para se ter a explicação do motivo pelo qual a redução de cargos não é abordada pelos principais partidos.


Reforma do Código Penal


Acredito que nem reforma adianta. Será preciso reconstruir o Código Penal. Os motivos são evidentes e nem precisaria comentar algo a respeito. Quem assiste ou lê noticiários sabe que a única lei que funciona no Brasil é a lei da gravidade. Esse ponto, a tal reforma, é sempre abordado pelos políticos, mas nunca chega a ser concretizado. O motivo só podemos entender através de uma profunda reflexão. Os "interesses partidários" é um bom princípio para tal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário