20/10/2014

Maioria x Minoria



Nenhum embate entre maiorias e minorias se sustenta.

A sociedade é um sistema tão complexo e diverso que faz com cada indivíduo seja, ao mesmo tempo, maioria e minoria em diferentes questões.

Fulano é heterossexual, portanto maioria no quesito orientação sexual; o mesmo Fulano é ateu, o que faz dele integrante de uma minoria no âmbito religioso.

Ciclano é cristão, maioria religiosa; Todavia ele é bilionário, minoria econômica.

Com esses exemplos minúsculos podemos ter uma noção acerca da relatividade do assunto.

Quando um candidato a presidência trouxe à tona a expressão “a maioria tem que enfrentar essa minoria” tivemos várias pessoas que o apoiaram, o que é perigoso. Quando as eleições terminaram com tal candidato tendo 0,4% dos votos válidos, teve-se a prova que ele mesmo representa uma minoria de eleitores.

O reconhecimento da pluralidade social é essencial para vivermos em regime de paz e respeito. Nenhuma minoria deve se curvar para uma maioria, pois, como vimos, ninguém é plenamente uma minoria ou maioria. São rótulos desgastados utilizados para sustentarem visões fascistas e totalitárias. O pior é que há quem defenda que a democracia seja opressão às classes minoritárias.

O problema do ser humano é seu incessante desejo de se sentir superior. A segregação da sociedade é a melhor prova do quanto a humanidade é frágil e infantil. Enquanto os homens disputam poder, não percebem o quão insignificantes são se comparados à grandeza de todo o universo.

A única maioria que deveria ser combatida é a de ignorantes. Mas calma, esse combate tem de ser com conhecimento. Infelizmente é um combate falido, pois a maioria dos governos se interessam por esses conflitos civis, pois tiram a atenção dos poderosos enquanto os mesmos mantêm e ampliam seus interesses próprios. Afinal a ignorância sempre foi e será a melhor arma para controle dos reféns do sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário