09/10/2014

Relação entre IDH e políticas pró-LGBT

[Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.]Fonte: Wikipedia.

IDH, como o próprio nome diz, é um índice utilizado para medirmos o grau de desenvolvimento dos países, considerando educação, distribuição de renda e expectativa de vida ao nascer.
O estudo que fiz se baseia na relação entre o desenvolvimento dos países e políticas pró-LGBT. Como já esperava, os países mais desenvolvidos são aqueles que o cidadão LGBT mais possui direitos.

Abaixo segue a síntese de meu levantamento. Se você quiser acesso ao estudo detalhado, clique nesse link.
Considerações:


Entre os 50 piores países em IDH:

- a homossexualidade é ILEGAL em 60% deles, podendo, inclusive, resultar em prisão perpétua ou pena de morte;
- mesmo nos outros 40%, apesar de não ser considerada crime, qualquer política pró-LGBT como união civil, adoção ou proteção legal é inexistente.

Entre os 50 melhores países em IDH:

- a homossexualidade é LEGAL em 86% destes países;
- a união civil é regulamentada em 56% deles;
- o casamento igualitário é permitido em 28% deles;
- a adoção de crianças é legal em 34% deles;
- em 72% deles possuem leis anti-discriminatórias contra homossexuais.

Os números positivos ficam mais evidentes se considerarmos apenas os 20 países mais desenvolvidos do mundo:

- em 95% deles a homossexualidade é legal;
- em 75% a união civil é regulamentada;
- em 45% o casamento igualitário é direito;
- em 55% é permitido que casais gays adotem crianças.

Cabe salientar que dentro desses países, várias políticas pró-LGBT estão em discussão. A tendência é que essas porcentagens aumentem nos próximos anos.

Contra fatos não há argumentos. Vejo muita gente dizendo que políticas pró-LGBT indicam ruína da família e da nação, mas isso é facilmente desmentido pelos números apresentados. Quanto mais desenvolvido e educado um país é, maior é a aceitação dos cidadãos LGBT's.
Quando alguém falar para você que esse país está cada dia pior por conta da aceitação e aumento da cidadania dos homossexuais, faça esta simples pergunta: "Você preferiria morar numa "Noruega, Suiça, Alemanha" ou numa "Serra Leoa, Etiópia, Afeganistão?".



*O levamento foi realizado com base nos dados disponíveis nos seguintes links:
Legislação sobre a homossexualidade no mundo
Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário