29/10/2014

Reféns do Bolsa Família?



- Bolsa Família virou uma espécie de voto de cabresto.

- Como assim? Me explique melhor.

- Quem é beneficiário do Bolsa Família se tornou refém do Governo que a criou. Li uma frase interessante no face sobre isso: "Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado.".

- Mas você não deixa de ser um refém, também...

- Como? Não sou bolsist....

- Refém do Sistema, oras. Você trabalha seis dias por semana, tem que acordar cedinho para cumprir seu expediente de 10 horas diárias, que na verdade se transformam em 13 horas devido ao trânsito caótico, sofre pressão desumana de seus superiores para produzir e dar lucro para a empresa e no final do mês recebe um salário de mil reais. Sem falar que boa parte desse dinheiro é comido por impostos. Sim, você trabalha 5 meses por ano só para pagar impostos! E você aceita isso.

- Claro que sim! Desde quando ser trabalhador é motivo de vergonha? Pelo contrário, o trabalho edifica o homem!

- Talvez digas isso pelo fato de morar com seus pais e não ter despesa como aluguel ou parcela de financiamento, conta de água, luz, internet, telefone, gás, compra do mês... Com mil reais não se faz nada. Pense: você se mata para trabalhar e assim como a maioria dos brasileiros ganha um salário irrisório.

- Mas pra isso tem a meritocracia, cara! Vou crescer e vou ter o reconhecimento merecido.

- Sua postura até que está certa nesse ponto, mas você realmente crê em meritocracia?

- Também agrado meus superiores...

- Puxa o saco!

- É... quase isso.

- Então você está indiretamente assumindo que a meritocracia é uma farsa, pois é necessário bajular para crescer. Além disso, ao tomar tal atitude você acaba sendo injusto com um colega de trabalho que supostamente pode estar exercendo melhor o trabalho, ou seja, o verdadeiro merecedor.

- Larga a mão de ser petralha rapaz! Então seu discurso prova que o atual governo é péssimo.

- Os problemas do Brasil vêm de séculos, amigo. Heranças malditas da História, antiga ou recente, não se podem apagar de uma hora para outra. O atual Governo não é mágico para isso. Mesmo tendo diversas críticas contra a atual gestão reconheço os acertos dele. O Brasil vem evoluindo no combate às desigualdades sociais e recentemente saiu do mapa da fome. Isso se deve muito ao Bolsa Família.

- Bolsa Esmola, Bolsa Vagabundo.

- Não seja tão pequeno. Quem sustenta a vida de um filho com menos de cem reais por mês?

- Tem gente com um montão de filhos...

- O benefício máximo por família é de duzentos e trinta reais. Você ainda não percebeu que as marionetes são, na verdade, as pessoas como você? Aceitam ser "peões" para garantir uma mão de obra barata para as empresas, defendem que a polícia tem que reprimir com violência as manifestações que clamam por uma sociedade mais questionadora, intelectual e politizada, gritam que bandido bom é bandido morto, lutam contra o socialismo sem sequer saber sobre ele... Talvez sejas ingênuo demais a ponto de não perceber que é exatamente assim que os capitalistas, políticos pró-capital e até mesma uma grande parte da mídia quer que a gente pense e haja: para benefício deles próprios!

- Vá morar em Cuba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário