29/10/2014

Sorria, você está sendo caluniado!

Tutorial de como se criar uma calúnia:

1. Pense em alguém que você queira caluniar;

2. Pegue uma foto desse alguém;

3. Abra um editor de imagens;

4. Invente uma frase jamais dita por esse alguém e coloque-a entre aspas na foto da vítima. De preferência, logo abaixo da frase insira o nome completo da pessoa para não restar dúvidas;

5. Compartilhe na internet. 95% das pessoas acreditarão.


Infelizmente o tutorial acima funciona. A quantidade de calúnias que se espalham pelas redes sociais hoje em dia é assustadora. Mais assustador ainda é observar o número de pessoas que acreditam nessas mentiras e colaboram ainda mais para a viralização das mesmas.

O bom senso nos obriga a pesquisar fontes confiáveis antes de acreditar em qualquer fato exposto na web. A internet é uma ferramenta excelente para compartilhamento de informação e conhecimento, mas é também espaço para muitas mentiras e mal feitos. Apesar dessa mesma internet oferecer a facilidade de investigação e apuração, boa parte dos internautas não sabem ou  não fazem questão de desfrutá-la.

A tendência de uma pessoa acreditar numa calúnia é maior quando o alvo é alguém que ela deteste. A raiva faz o subconsciente da pessoa acreditar numa falácia sem qualquer questionamento.

Outro fator ligado a isso é o da manipulação sensacionalista da mídia, onde pessoas tiram suas conclusões com base apenas em manchetes sem sequer se preocuparem em fazer a leitura das matérias por completo. Esses dias, por exemplo, me deparei com uma notícia em um portal no Facebook que se intitulava "Foi descoberto que ambulâncias da prefeitura de SP eram utilizadas por chefes do PCC". Ao abrir a reportagem, li que o ocorrido foi entre os anos de 2004 e 2007. Porém a ausência da data na manchete aliada com a preguiça da leitura de muitos internautas renderam comentários de protestos contra o atual prefeito, Fernando Haddad.

Quando se tem uma sociedade composta por grande número de analfabetos funcionais fica fácil disseminar mentiras. A internet, ao reunir milhões  que se enquadram neste perfil, se tornou um prato cheio para pessoas de má índole e um meio a mais de manipulação de massa.


A própria CBN divulgou uma nota repudiando essa calúnia contra o Dep Jean Wyllys. O mais triste é que mesmo assim até hoje essa mentira é compartilhada e levada a sério por milhares de pessoas.

Arnaldo Jabor nunca disse essa frase. O próprio jornalista desmentiu essa e outras falácias em uma publicação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário